Pesquisar este blog

domingo, 4 de março de 2018

Trem como meio de transporte na Europa, como usar?

No Brasil, quando pensamos em trem, passa por nossas mentes apenas os trem metropolitanos, que cortam as grandes cidades brasileiras e serve como transporte especialmente para ir e retornar do trabalho, estudo etc. Trem que cruzam estados, são raros por aqui. O único trem que utilizei por uma distância maior que 50 km foi o que liga Curitiba a Morretes (um lindo passeio por sinal).
Na Europa as distâncias não são muito grandes, é possível cruzar um país a bordo de um trem de alta velocidade em 2, 3 horas. Não existe nada mais incrível, como por exemplo, entrar abordo de um trem em Paris, e depois de 2h30 estar em Londres! Isso tudo cruzando o Canal da Mancha!
Bom, nesse post pretendo tirar as principais dúvidas do transporte ferroviário no Velho Continente.

Quando compensa usar o trem ou um avião?

Pergunta fácil de ser respondida. Depende de quanto tempo ficará a bordo do trem. Se for até 4 horas, compensa, se o período for maior, prefira o transporte aéreo.
Cito como melhor exemplo, a minha primeira Eurotrip. Estavam no meu roteiro as cidades de Amsterdã e Berlim. Procurei no site https://www.rome2rio.com/pt/ quanto tempo e quanto ficava o trajeto entre as duas cidades. O trem demorava cerca de 6h30 horas, o que deixa tal transporte em desvantagem ao avião. Foi necessário pegar um ônibus até o aeroporto Schiphol em Amsterdã, lá embarquei em um voo low-cost da Easyjet para Berlim Schönefeld. Uma vez lá utilizei o trem metropolitano para chegar no centro da capital alemã. Lembro que saí 6h30 da manhã do hostel em Amsterdã, e cheguei 12h em Berlim. Portanto foram 5h30 de trajeto. Menos que o trem.

Um outro caso: estava em Londres e precisava ir para Bruxelas. O trajeto de Eurostar entre as duas cidades leva 2h. Todo o trajeto até o Aeroporto de Heatrow, check-in, embarque, voo, desembarque, e trajeto do Aeroporto Zavantem até o centro de Bruxelas pode ultrapassar 4 horas. O trem ganha fácil aqui!

E sempre leve em consideração que as estações de trem são sempre nos centro das cidades, portanto aquele deslocamento até os aeroportos (sempre distante) não vai existir.

Onde comprar os bilhetes de trem?

Quando pensamos em tal assunto várias pessoas pesquisam no Google e param aqui: http://www.raileurope.com.br . Normal, porém esse site é revendedor de passagens. Se revende tem lucro! hehehe Procure ir sempre no site da empresa que vende o trecho desejado. Segue uma lista das principais empresas ferroviárias europeias:

Itália: qualquer trajeto na Itália pode ser comprado aqui: http://www.trenitalia.com/ . O site está em italiano e também em inglês.

Espanha: qualquer trajeto dentro da Espanha, compre aqui: http://www.renfe.com . Site em espanhol e inglês.

Paris-Bruxelas-Amsterdã: esse trecho tem que ser feito de Thalys. https://www.thalys.com/ . Entre Paris-Bruxelas agora também é possível comprar por um valor menor, na empresa low-cost da Thalys, Izy: https://www.izy.com/ . Sites em inglês, francês e holandês.

Paris-Londres-Bruxelas: talvez um dos trechos mais utilizados, vá de Eurostar: https://www.eurostar.com/rw-en/? . Essa é a linha mais cara, pois os trens passam por baixo da água! hehe

França: dentro da França utilize o TGV: https://www.sncf.com/fr .

Esses são alguns exemplos, mas há outras companhias: a Detusch Bahn (Alemanha), CP (Portugal), ÖBB (Leste Europeu) e National Rail (Reino Unido).

Quando comprar?

Para se ter o menos preço, procure com, pelo menos 3 meses de antecedência. Em alguns países, a passagem começa a ser vendida apenas 2 meses antes da data desejada. Fique atento.

Com todas essas dias é só comprar a sua passagem e curtir as belas paisagens da janela.

A bordo do AVE entre Barcelona e Madri.

A linda Toscana entre Florença e Milão.

Alguma dúvida quanto a um roteiro a ser feito? Entre em contato que posso ajudar! Até o próximo post! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário