Pesquisar este blog

domingo, 15 de abril de 2018

Florença em um dia

Florença em português, Firenze em italiano e Florence em inglês. Uma cidade que tem que ser traduzida em várias línguas, pois não existe beleza que caiba em palavras para descrever a capital da Toscana. Decerto uma das cidades mais lindas do mundo, que foi inspirada e inspirou grandes gênios literários (Dante Alighieri), das artes (Leonardo da Vinci e Michelangelo) e das ciências (Galileo Galilei). Também conhecida como berço do Renascimento, a busca da perfeição herdada da Grécia Antiga.

A perfeição em obra de arte: Davi de Michelangelo. Este não é o original, mas sim a réplica fiel da onde ficava a obra antes de ser transferida para o museu Accademia.

Poderia passar horas falando da história da cidade, mas vamos diretos ao assunto. Passei um dia na cidade em uma day trip (viagem de um dia) a partir de Roma. Lembro a todos que um dia não é suficiente para entrar nas atrações da cidade, como o Duomo, a Accademia e também a Galleria Uffizi. Para aqueles que terão mais dias por lá, recomendo fortemente a entrada nas atrações e a compra dos ingressos via internet para evitar filas, especialmente se for até lá na alta temporada (julho e agosto).
Ingressos para o Duomo: https://www.museumflorence.com/monuments/2-dome
Ingressos para Accademia: http://www.accademia.org/buy-tickets/
Ingressos para Galleria Uffizi: http://www.uffizi.org/buy-tickets/

A viagem começou ao comprar as passagens de trem ida e volta no site da Trenitalia (http://www.trenitalia.com/). Com antecedência de 3 meses, consegue-se bons valores. Paguei 19 euros na ida e o mesmo valor na volta. Adote essa estratégia que já falei um post aqui (https://felipeoviajeiro.blogspot.com.br/2018/03/trem-como-meio-de-transporte-na-europa.html).
Compre passagens que partem do início da manhã da cidade eterna e retornem no fim da tarde/início da noite. Assim, você terá umas 8, 9 horas para curtir a capital do Renascimento.
Ao chegar na estação central da cidade (Santa Maria Novella), compre um mapa ou utilize aplicativos como Google Maps para se guiar na cidade. Lembro que mesmo com ambos, me perdi bonito. Se perder faz parte da viagem e é muito bom para conhecer outros locais ao acaso, porém não em uma viagem com horas contadas. O primeiro local a se visitar será a igreja Santa Maria Novella. Lembro que quando fui estava em obras.

Essa é a Santa Maria Novella, em obras e vista de trás.

Continue a sua caminhada seguindo o fluxo de pessoas. Um dos pontos negativos da cidade é que recebe uma horda de turistas; será difícil tirar fotos só dos monumentos, as pessoas farão parte de suas fotos, se conforme! hehehe O outro ponto de interesse será o Duomo, a igreja Santa Maria del Fiore. É a edificação mais alta da cidade e pode ser vista de vários lugares. Na praça do Duomo é difícil enquadrá-la em suas fotos, porém vale a pena brincar e tirar fotos que destaquem partes da bela igreja.

Essa é a fachada da igreja, porém é um complexo muito grande para conseguir juntar tudo numa foto só. Fora a multidão de pessoas ao redor! hehehe

Dê uma volta inteira na praça, atente-se para os detalhes e siga para o Pallazo Vecchio, a outra grande edificação da cidade. Suas paredes são rústicas, todas em tijolos.

Pallazo Vecchio.

Bem em frente o Pallazo Vecchio você encontrará aquela réplica do Davi de Michelangelo. A obra original foi retirada dali para evitar desgaste. Ali perto começam um show de esculturas, que só a capital do Renascimento poderia proporcionar.

Não poderia faltar uma fonte com Neptuno, o deus das águas de acordo com a mitologia greco-romana.

Ali ao lado encontra-se a Galleria Uffizi, que contém a melhor coleção do mundo em obras renascentistas. Como tinha pouco tempo na cidade, ficará para a próxima. Contudo, não deixe de passar em frente, pois há várias estátuas dos grandes homens florentinos, como Michelangelo, Da Vinci, Galilei.
Logo é hora de avistar outro dos monumentos mais famosos de Florença: a Ponte Vechhio. Diz uma lenda que Hitler estava bombardeando a Itália, que havia sido dominada pelos aliados, mas poupou a ponte, por ser tão bonita! hehehe Lenda ou não, ela é única, pois possui algumas lojas em suas calçadas, mas não são qualquer lojas, são joalherias. Passei por elas e ignorei, pois são valores muito longe de caberem no meu bolso de mochileiro.

Eu, a Ponte Vecchio e milhares de pessoas! hehehe

Atravessando a ponte e esbarrando na multidão!

Outra perspectiva da Ponte Vecchio.

Continue as suas andanças rumo à Piazzale Michelangelo. A caminhada é longa, árdua, com uma ladeira e depois uma escadaria que podem fazer você desistir, mas não faça isso, vá até o fim, pois lá você terá ainda mais certeza de quão perfeita é Florença. E também poderá tirar fotos dignas de cartão postal!

É ou não é para se apaixonar?

Enquanto estiver em suas andanças pela cidade, almoce. Uma sugestão é comer a bisteca fiorentina um prato típico da região. Também prove alguns dos doces italianos, como cannoli, panna cotta, e os maravilhosos gellatos, mesmo no inverno.
Resumindo: um dia em Florença é apenas um aperitivo para tudo o que a cidade pode oferecer e a região, pois a Toscana possui paisagens belíssimas e também outras cidades de tirar o fôlego, mas se tiver um dia que seja vá e dê esse prazer aos seus olhos que é essa cidade! <3 Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário